CREAS DE ITALVA DIVULGA DADOS DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NO MUNICÍPIO


A OMS (Organização Mundial da Saúde) define como violência contra o idoso  "um ato único ou repetido, ou falta de ação apropriada, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa". Ela pode vir a acontecer por meio de qualquer pessoa, conjugue ou parceiro, filho ou qualquer outro familiar, amigos, vizinhos, cuidadores.
Estatuto do Idoso, criado em 1997, em seu artigo 99 menciona as implicações legais aos que praticarem violência contra a pessoa idosa: "expor a integridade física ou psíquica do idoso a perigo resulta em pena de reclusão de dois meses a um ano e multa, com benefício da suspensão condicional. Se a violência relaciona-se a lesão corporal de natureza grave, então a pena será de reclusão de um a quatro anos, mas se resultar em morte, a reclusão será de quatro a doze anos sendo que, nesse caso, não há benefício da suspensão condicional do processo". Em seu artigo 57, determina que o profissional da área de saúde que não denunciar uma situação de violência identificada, será também penalizado.
Em Italva, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, foi implantado em junho de 2017 e em menos de 2 (dois) anos já acumulou cerca de 20 casos de violência contra a pessoa idosa. Segundo dados do Relatório de Atendimentos do CREAS de Italva, 60% dos casos de violação de direitos são contra mulheres, sendo a maior parte deles praticados por filhos, netos e conjugues.
Fonte: CREAS Italva


Fonte: CREAS Italva
          Desde de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituiu o dia 15 de junho como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e politica sobre o tema. Por sua vez o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) e a Associação dos Bancários Aposentados de São Paulo estendeu as ações para todo mês de junho criando assim a “Campanha Junho Violeta: Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”.

          No ano de 2018 a Prefeitura Municipal de Italva, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Italva (SEMAS), promoveu a Campanha com palestras, passeatas e panfletagens de conscientização. Neste ano de 2019 a SEMAS já divulgou que estará realizando novamente o evento, com abertura prevista para o dia 19 de junho, com uma palestra no Espaço da Terceira Idade no Bairro Morro Grande. 

Passeata em alusão ao Junho Violeta realizada pela SEMAS em 2018.
Foto: Sarah Carvalho


A violência contra o idoso pode e deve ser denunciada. Você pode também fazer a sua parte denunciando maus tratos às pessoas idosas aos Conselho Municipal do Idoso de Italva pelo telefone (22) 2783-2875 e pedir para falar no Ramal 03, pelo disque 100 ou pelo site https://www.disque100.gov.br/ .