Não só do glamour das noivas e os presentes para as mães vive maio, o quinto mês do ano também é dedicado ao combate à violência sexual de crianças e adolescentes.
A campanha "Maio Laranja" e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) foram criados no ano 2000, a data foi escolhida para recordar um caso que marcou a década de 70, onde uma menina de 8 anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi raptada, torturada, abusada, morta e ainda teve seu corpo desfigurado em ácido para dificultar a sua identificação. Os acusados do crime foram absolvidos pela Justiça, ao que tudo indica pela influência política.
Segundo dados da Ouvidoria Nacional do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, a cada 11 minutos uma criança é abusada. E ainda estima-se que apenas 2% dos casos são formalizados com denúncia.
Em alusão a esta campanha o Conselho Tutelar de Italva-RJ realizará no dia 20 de maio de 2019 (segunda-feira) uma palestra com a Psicanalista Clínica Luciana Oliveira que ocorrerá no Espaço da Terceira Idade, no Bairro Morro Grande, a partir das 09 horas. O evento contará com a participação de representantes do Ministério Público, da Polícia Militar, estudantes, professores, dentre outros membros da sociedade civil.